O monitoramento sistemático da qualidade do ar é a ferramenta central para a adequada gestão deste recurso ambiental. Através de seus resultados podem ser determinadas as prioridades de ações de controle a serem implementadas pelo Órgão Ambiental, racionalizando a utilização de recursos às ações identificadas como prioritárias, tendo em vista a proteção da saúde da população e a prevenção contra impactos da poluição atmosférica ao meio ambiente em geral.
O monitoramento da qualidade do ar na Região Metropolitana de Curitiba teve início na década 80, com a operação de quatro estações de amostragem do ar, fixas e manuais, localizadas uma no município de Curitiba (Santa Casa) e três em Araucária (Seminário, Assis e São Sebastião). Estas estações, que continuam em operação, analisam e fornecem médias diárias de três parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), partículas totais em suspensão (PTS) e fumaça. Atualmente a rede de Monitoramento da Região Metropolitana de Curitiba é composta por doze estações, tendo sido acrescentado à rede inicial de Estações Manuais oito Estações Automáticas que analisam poluentes atmosféricos atendendo na íntegra o previsto na Resolução CONAMA 03/90, que define padrões de qualidade do ar para sete parâmetros: dióxido de enxofre, partículas totais em suspensão, índice de fumaça, partículas inaláveis, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio e recebem simultaneamente dados meteorológicos de 30 em 30 segundos.
Destas Estações Automáticas quatro estão localizadas em Curitiba (Cidade Industrial, Santa Cândida, Boqueirão e Praça Ouvidor Pardinho) e quatro em Araucária (REPAR, UEG, CISA-CSN Pr e Assis).Um detalhamento da localização de cada estação componente da rede bem como dos parâmetros medidos, período de funcionamento e responsabilidade pelo custo operacional, durante o ano de 2005, são mostrados na tabela em Anexo.
A rede de monitoramento da Região Metropolitana de Curitiba é considerada como adequada para avaliação da qualidade do ar na Região, tendo sido viabilizada através de cooperação técnica entre IAP, Institutos de pesquisa, Prefeituras, Secretarias Municipais e empresas privadas. A implantação e/ou operação de estações por empresas privadas foram exigências do licenciamento ambiental das mesmas como medidas compensatórias de impactos ambientais.
A divulgação dos resultados obtidos vem sendo realizada através da publicação de Relatórios anuais de Qualidade do Ar 2000 / 2001 / 2002 / 2003 / 2004 / 2005 e boletins mensais, a partir de maio de 2005, como forma de informação à população sobre a qualidade do ar que respira, que é seu direito e obrigação legal do Estado.
Acompanhe os boletins de Qualidade do Ar das estações localizadas em Araucária:
- Estação REPAR
Localização: Unidade de Saúde Doutor Silvio Skraba
Endereço: Rua das Andorinhas, 151 - Bairro: Capela Velha - Estação UEG
Localização: Hospital da Mulher e do Idoso
Endereço: Rua Guilherme da Mota Correia esquina com Rodovia do Xisto BR 476 - Estação CSN
Endereço: Rodovia do Xisto, 5005 BR 476 - Bairro: Chapada - Estação ASSIS
Localização: Centro Social São Francisco de Assis
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Remédios - Bairro: Fazenda Velha
Fonte: IAP - Instituto Ambiental do Paraná