A Vigilância Sanitária de Araucária reforça o alerta sobre os riscos à saúde causados pelo uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, prática proibida no Brasil desde 2009. Apesar da vedação, equipamentos do tipo continuam sendo utilizados de forma clandestina em algumas regiões do país.
Para coibir a prática ilegal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no início de abril a Resolução RE nº 1.260/2025, que amplia o escopo da proibição ao vetar também a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e armazenamento de lâmpadas fluorescentes de alta potência, usadas nesses equipamentos.
O uso das câmaras foi vetado oficialmente pela Resolução RDC nº 56, de 2009, com base em estudos e recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A exposição artificial à radiação ultravioleta A (UVA), mesmo por curtos períodos, está associada a um risco significativo de câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e lesões oculares.
Segundo o Inca, o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, representando cerca de 33% de todos os diagnósticos oncológicos no país. A exposição excessiva à radiação UVA — presente nas câmaras de bronzeamento — aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença, especialmente o melanoma, sua forma mais agressiva.
Além dos riscos dermatológicos, o uso dessas câmaras pode causar danos aos olhos, como fotoqueratite (inflamação da córnea), fotoconjuntivite, catarata precoce e lesões na conjuntiva.
A Anvisa também expressa preocupação com legislações pontuais em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais que tentam legalizar o uso das câmaras, contrariando a norma federal vigente. A agência afirmou que tomará as medidas legais cabíveis para garantir a proteção da saúde da população.
Como denunciar
A Vigilância Sanitária orienta a população a denunciar estabelecimentos que oferecem bronzeamento artificial por meio de câmaras. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3614-7769 ou para a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-643-7744.
.
#PraTodosVerem: A imagem relacionada a esta notícia mostra uma mulher dentro de uma câmara de bronzeamento artificial, vista de cima. Ela está usando um biquíni branco e está com os olhos fechados. A câmara emite uma luz suave, rosada.